BUSCAR

17 de fevereiro de 2020

Zé Pereira de Timon arrasta 20 mil pessoas na primeira noite

O Carnaval no Maranhão se reinventou com o Zé Pereira de Timon que este ano completou 20 anos. A Avenida Piauí ferveu ao som de muita música e foi sucesso de público com uma multidão que vibrou com a banda baiana Harmonia do Samba.  Segundo a Polícia Militar, a sexta (14) cerca de 20 mil pessoas se divertiram com tranquilidade na primeira noite. Com segurança e organização, o pré-carnaval continua hoje (15) e domingo (16) animando o leste maranhense.

A noite de sexta reuniu um público de todas as idades e atrações que estão no gosto popular e no gingado dos hits baianos. Às 22h, o Harmonia do Samba abriu o evento com seus maiores sucessos. Xandy além de cantar seus sucessos “Vem neném”, “Tic Nervoso”, levou clássicos do Carnaval e até forró. “Palmas para vocês, que coisa linda estar aqui. Trouxe músicas novas do nosso Canal e do DVD gravado agora”, destacou.

Sandy cantou do início ao fim e levou seus maiores sucessos no Zé Pereira de Timon. Foto: Edi Vasconceles.

Apostando na festa, Helena Maria, não deixa de participar com família e amigos. “Participo desde quando o Zé Pereira começou, a festa está maravilhosa, é união e alegria, venho até domingo”, aposta a cozinheira.

O secretário municipal de cultura, Saney Sampaio, avalia que o Zé Pereira de Timon está firmado como evento para a família timonense e em 2020 tem programação infantil. “A Prefeitura está fazendo todo um esforço de levar uma estrutura com toda segurança e alegria para os foliões. Domingo vamos inaugurar o bloco infantil para crianças e para toda a família, com certeza o Zé Pereira serão três dias de muita festa”, mencionou.

Público de todas as idades se destacaram no meio do vai vém da festa. Foto: Edi Vasconceles

A Prefeitura de Timon com apoio do Governo do Estado do Maranhão realiza o projeto carnavalesco.

Atrações agitam corredor da folia

A Banda Tribales também arrastou a multidão de pessoas no corredor da folia. Xandy ainda fez um dueto com Leiliane, vocalista da Tribales no encontro dos trios no meio da avenida e agradeceu o carinho de estar em Timon. Com guitarras apressadas, percussão precisa e com ritmos coreografados, o público ferveu em uma verdadeira explosão à swingueira.

Multidão seguiu os trios com coreografias. Foto: Edi Vasconceles

Um forte esquema de segurança da Polícia Militar com o apoio da cavalaria, Guarda Municipal, Dmtrans e Corpo de Bombeiros garantiu um evento tranquilo e sem ocorrências. Com barreiras em ruas laterais e com agentes fazendo revistas, foi possível evitar o acesso de armas e drogas.

“São 400 policias militares, mais agentes da Guarda Municipal e de segurança privada que estão dando um suporte muito grande nas revistas de forma que estamos satisfeitos com o esquema de segurança que foi montado. Até domingo o evento segue com paz e tranquilidade”, contabiliza o comandante Waldemar Ribeiro.

A secretaria de saúde levou 80 agentes de endemias para inspecionar a região no controle do mosquito da dengue além de agentes da vigilância sanitária. “Estamos fazendo a fiscalização dos alimentos comercializados aqui distribuindo tocas, luvas e aventais. Estamos com ações sobre educação sexual levando preservativos e temos um consultório com médicos, enfermeiros e materiais caso ocorra alguma ocorrência aqui além de três ambulâncias estarem em pontos estratégicos na avenida para dar suporte ”, ressaltou o secretário de saúde Márcio Sá.  

Comerciantes 

No vai e vem da folia, figura fácil em eventos estão os barraqueiros que abastecem os foliões com comidinhas e bebidas.  Ao todo, 200 deles estavam espalhados ao longo do corredor. O barraqueiro Érique Rodrigues sabe que o aquecimento às vendas já é garantido. “Já estou esperando para ter uma boa venda ainda mais porque a festa vai até domingo”, admitiu.

Acesso e Trânsito

O primeiro dia da festa registrou engarrafamentos em relação às pontes Nova e Metálica. “Tivemos alguns acidentes nas vias paralelas como na venida Maranhão por conta da chuva e  um carro quebrado. No sábado e domingo as vias estarão livres e a tendência é que o trânsito seja bem mais tranquilo”, garante o diretor de trânsito, Ronaldo Gonçalves.

Neste sábado (15), quem sobe no trio é Rubynho (Os Bambaz), com muita swingueira, e o cantor Luketta, com o sucesso “Pirulitinho”.   E, fechando a festa, no domingo (16), tem o sertanejo universitário do cantor cearense Matheus Fernandes, que está estourado com o hit “Sonâmbulo”, além do bloco infantil e dos tradicionais Blocos de Sujo.

do Meio Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário